Google+ Followers

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Como é o namoro em Cristo?

Por Pr Ismael

Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.

1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.

2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.


3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.

4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.

5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.O namoro é tempo de se conhecer o coração um do outro e não tempo de conhecer o corpo e a intimidade sexual.

6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.


7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso duradouro. Desrespeito é falta de amor.

8. Pratique a fidelidade:  infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.

9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.


10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.


Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.

4 comentários:

  1. A paz do Senhor!
    Gostei muito desse blog, era tudo oq eu queria...
    essas mensagens me edificaram muito para a glória de Deus...
    mas queria um aconselhamento, pois sou filha de pastor metodista e por isso, mudamos de cidade esse ano e agora estou namorando a distancia.
    São 2 onibus de viagem, e isso é ruim. Embora esteja me acostumando, ás vezes sinto a necessidade de estar perto dele e não posso... pois meu pai não deixa ir vê-lo sozinha de onibus, ele q tem q vir aqui... e isso se dá umas 2 vezes no mês.
    Mas graças a Deus nosso namoro não esta sendo prejudicado, pois estamos mais certos do que queremos...
    Mas é ruim pois muitas pessoas chegam e falam q é dificil, que pode naum ser com ele q vou casar, isso me desmotiva e me entristece muito. E algumas vezes quando nos vemos, ficamos muito carinhosos um com o outro, mas não chegamos a fazer nada de errado, gostaria de saber até onde essas caricias sao santas...
    Gostaria de um aconselhamento sobre isso,
    Fiquem na paz,
    Priscila

    ResponderExcluir
  2. Querido Pr. Ismael e Pra. Cleire,encontrei o vosso blog hoje, fiquei maravilhada, baixei vossa apostila para casais, e estou lendo sobre namoro...Sou esposa de pastor (Pr. Roberto Morais), somos sempre convidados a ministrar parajovens e casais, farei menção do vosso blog e que for utilizar darei os devidos créditos, a quem honra, honra!Estou seguindo este lindo blog,somos membros da Assembleia de Deus e mantemos um excelente relacionamentos com os irmãos da IEQ(aqui é o Pr. Luiz Antonio e Pra.Cida).Quando tiver um tempinho visite nosso blog:http://feliznaadversidade.blogspot.com.
    A paz vos seja multiplicada.Rosângela Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Pr Ismael eu encontrei seu blog hoje e gostei muito...
    Sou de família católica, desde 2006 a minha mãe e evangélica eu batizei em 2010 quando esperava a minha filha mas dois anos depois eu desviei e nesse carnaval de 2012 conheci uma pessoa também filha de pessoa evangélica..........
    Mas desde do primeiro momento a gente ficou junta e eu gostei muito dele e tenho anseio de perder ele pois eu moro no interior e ele mora em belo horizonte cerca de 4horas de viagem o que devo fazer..........
    Gostaria de voltar p igreja mas tenho vergonha e medo de vacinar outra vez.
    Meu nome e Viviane da igreja pentecostal restauração e avivamento do corpo de cristo

    ResponderExcluir
  4. Pr Ismael eu encontrei seu blog hoje e gostei muito...
    Sou de família católica, desde 2006 a minha mãe e evangélica eu batizei em 2010 quando esperava a minha filha mas dois anos depois eu desviei e nesse carnaval de 2012 conheci uma pessoa também filha de pessoa evangélica..........
    Mas desde do primeiro momento a gente ficou juntos e eu gostei muito dele e tenho anseio de perder ele pois eu moro no interior e ele mora em belo horizonte cerca de 4horas de viagem o que devo fazer..........
    Não estamos namorando mas e o q eu gostaria, então agente combinamos de se vê em Breve não sei dizer o q eu sinto mas e algo eu não tinha ainda sentido por ninguém..........
    Gostaria de voltar p igreja mas tenho vergonha e medo de vacilar outra vez.
    Meu nome e Viviane da igreja pentecostal restauração e avivamento do corpo de cristo

    ResponderExcluir